aulas de judô

frase japones

Kano Jigoro Shihan no Oshiê –  Ensinos do Mestre Jigoro Kano

 

Objetivo de Estudar e Treinar Judô

frase japones 2

Judô é o caminho da utilização do máximo de sua força física e mental da maneira mais eficiente para o bem.

Esse estudo é feito através dos treinos de ataques e as defesas, cultivando e forjando seu corpo e sua mente, adquirindo a essência desse caminho.

Por tanto, através destas aprendizagens, se faz o objetivo de construir a perfeição pessoal, isto que suplementa a sociedade, porém o objetivo final da verdadeira aprendizagem do Judô é alcançar essa extrema perfeição.

judô escolar

aulas de judô para crianças

Voltado para as crianças dos 3 aos 5 anos de idade, é praticado em ambiente escolar. É uma introdução à Educação Física, muita ênfase na prática dos exercícios que são pertinentes aos movimentos de Judô já fortalecendo seus ossos, músculos e articulações para a continuidade da prática desportiva diminuindo assim o risco de lesões na fase competitiva do esporte.
Os Ukemi (educativos da forma de cair em segurança) são também intensamente praticados com os mesmos objetivos descritos acima, mas também objetivando maior segurança no dia a dia, aprendendo que ao cair deve-se através das técnicas aprendidas, proteger órgãos vitais, cabeça e fraturas ósseas.
O Judô escolar constrói a base de todo esporte e da vida, pois sua prática é permeada de disciplina e respeito ao próximo e às regras como um todo.

judô infantil

aulas de judô para crianças e adolescentes

As Crianças dos 6 aos 12 anos, já recebem a iniciação desportiva. Iniciando pela mesma forma que no Judô escolar, porém a prática já acontece em ambiente de academia, onde a aula é mais longa e tem início a fase competitiva do esporte. Existe todo um cuidado em não causar lesões, mas também em ensinar poderosos valores como respeito e gratidão ao colega de treino, preservação da sua integridade física e de seu amigo. Aprender a administrar a derrota e a vitória, a superar seus medos e limites.
A Unesco (um braço das Nações Unidas para a educação) declarou o Judô como o esporte mais adequado para crianças e adolescentes, pois transcende a prática meramente desportiva e se torna um modo de vida. Promove uma educação física integral e o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinânimo.
Desenvolve as habilidades motoras, a força, a coordenação, velocidade, flexibilidade e equilíbrio da criança. Proporciona autoconhecimento e domínio de seu próprio corpo e o autocontrole emocional.
Nas palavras do Sensei Matsuda, “a criança que aprende a obedecer e a respeitar as regras do Jogo, será no futuro um adulto que cumprirá as leis”.

judô ADULTO

aulas de judô para adultos

A partir dos 12 anos (infanto-juvenil) em diante, o Judô se apresentará mais competitivo para aqueles que desejam seguir essa vertente do esporte. No entanto poderá seguir também outros objetivos como a manutenção da boa saúde física ou ainda uma melhoria na qualidade de vida, pois o Judô é uma poderosa ferramenta de transformação do ser humano. Treinando o Judô, o que se espera é a melhora na performance física, mas inerentemente melhora todo o restante, sendo uma pratica que traz grande relaxamento e bem-estar combatendo o estresse hoje tão presente em nosso dia a dia.
O Judô segundo alguns estudos desenvolve além dos músculos, o cérebro. É um esporte que exige de seus praticantes, foco através de concentração, rapidez de raciocínio e capacidade de tomada de decisão.
Desenvolve um equilíbrio e uma auto-confiança, com a tranquilidade do conhecimento de seus limites e a capacidade em aprender a superá-los através do treinamento da vontade. Talvez uma das palavras mais usadas no Judô seja “Superação”. Isso é fundamental para a construção de um futuro sólido e melhor para o praticante e toda a sociedade.
O Judô pode ser chamado de “esporte completo” pois trabalha a parte muscular, motora, cardio-respiratória, circulatória, etc.
Nesta fase, o praticante já possui a maturidade para compreender e aprender a essência máxima do Judô, o “Seiryoku zenyou jita kyouei” ou seja, o princípio filosófico do “melhor uso da força para o bem e o progresso mutuo”.

Defesa Pessoal

aulas de defesa pessoal

Pouco conhecido mesmo dentre os praticantes do Judô. Sua prática deve ser restrita e cuidadosa, com professores conscientes e comprometidos, pois se levada ao extremo pode trazer perigo de lesões sérias ao se lidar inclusive com o aprendizado de ataque aos pontos vitais do corpo.
Seu ensino, geralmente é um pouco mais voltado para mulheres e crianças, ou seja, aqueles que possuem maior fragilidade física, porém pode e deve ser praticado e conhecido por todos.
Através do treino constante e firme das formas de defesas e ataques o corpo desenvolve destreza e a prontidão na resposta imediata quando ameaçado. Deverá ser obrigatoriamente desenvolvido em conjunto a habilidade de tomada de decisão em como agir em cada situação, uma percepção precisa e ampla do todo, do entorno e suas circunstâncias e consequências.
Deve-se ser ensinado o conceito de que é treinado apenas visando autodefesa de sua integridade diante de agressores, quando em perigo real, jamais será tolerado o uso indevido dessas técnicas.
No praticante surgirá espontaneamente uma sensação de maior segurança e autoconfiança. Uma serenidade de que seja o que for que a vida nos traga, estaremos treinados e habilitados a saber como agir em qualquer circunstância. Não apenas nas lutas, mas na vida cotidiana.

judô smart

aulas de judô para adultos

Temos na academia Matsuda um grupo mais “experiente”. Não apenas nas técnicas do Judô, mas pessoas com idades e profissões diferenciadas e que não desejam mais participar de competições. É um grupo diferenciado e heterogêneo, também faixas pretas, mas também iniciantes ou pessoas que estão retornando ao esporte após uma longa pausa, ainda sonhando em chegar a faixa preta, ou pessoas que estão realmente iniciando do zero essa prática esportiva. Não tendo mais o objetivo de competir a ênfase na prática visa o aprimoramento técnico e pessoal.
Neste grupo as aulas são mais técnicas, sem a presença do randori ou chiai (lutas). Bastante exercício e condicionamento físico para recuperação ou manutenção da saúde e da qualidade de vida. “Mens sana in corpore sano”